sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mulheres na Arquitetura

por Bob Borson

Por um longo tempo, tenho resistido a escrever um post sobre mulheres que são arquitetas notáveis . Parcialmente porque essas listas podem ser encontradas em outros sites que são, provavelmente, muito melhor pesquisados e organizados, mas também porque eu gosto de pensar que um bom arquiteto não é definido pelo gênero, ou de que um homem ser um bom arquiteto e uma mulher não, é uma singular ocorrência especial. Eu não posso presumir que entender as nuances do trabalho feminino nesta profissão não se trata apenas de ficar sentado em um escritório com colegas de trabalho que respeitem suas habilidades, independentemente do sexo. Trata-se de todos os outros aspectos de ser um arquiteto praticante cujos desafios se apresentam. Não me lembro nunca de ter trabalhado com um empreiteiro do sexo feminino - o que seria como em um local de trabalho? Será que um arquiteto do sexo feminino têm de suportar (ou aproveitar) o mesmo número implacável de pesca e caça histórias que eu ouço (apesar do fato de eu não caçar ou pescar)? Eu não sei, mas assumo que o teor da conversa típica de trabalho local seria diferente - não mais ou menos respeitosa, apenas diferente. Poderiam ser pequenas coisas como o tipo de sapatos que alguém escolhe para vestir. Será que isso realmente importa? Provavelmente não, mas posso apostar que o trabalhador da construção civil, que nunca percebeu que sapatos sua mulher está vestindo, percebe o que está nos pés de uma arquiteta.

A esmagadora maioria dos e-mails que recebo são de mulheres e o assunto frequentemente inclui uma pergunta sobre os desafios de ser mulher nesta profissão. Eu faço o meu melhor para responder às suas preocupações, mas eu sou apenas uma voz. Não faria mais sentido, por um lado, fazer estas perguntas a uma mulher que está no campo da arquitetura, em vez de mim mesmo - mas talvez seja o ponto. Como eu (um homem) se sente sobre as mulheres na arquitetura? Eu não sinto nada, porque eu não esperava estar aqui.

Kazuyo Sejima



Kazuyo Sejima é um expoente da arquitetura contemporânea. Em 1981, ela se formou em arquitetura pela Universidade Feminina do Japão e começou a trabalhar no estúdio de Toyo Ito. Em 1987, abriu seu próprio estúdio em Tóquio e em 1995, juntamente com o ex-funcionário Ryue Nishizawa, SANAA, fundou o estúdio de Tóquio, que tem desenhado alguns dos trabalhos mais inovadores da arquitetura construída recentemente ao redor do mundo. Uma lista de projetos notáveis incluindo o New Museum of Contemporary Art, em Nova York, o Serpentine Pavilion, em Londres, e a Christian Dior Construção em Omotesando. Ela e seu parceiro, Ryue Nishizawa, compartilharam o Pritzker Architecture Prize 2010.

Zaha Hadid



Zaha Hadid nasceu em Bagdá, no Iraque, em 1950, e em 2004, ela se tornou a primeira mulher a ganhar um Prémio Pritzker (houve 27 vencedores anteriores). Suas experiências de trabalho com os novos conceitos espaciais abrangem todas as áreas do design, que vão desde espaços urbanos para produtos até o mobiliário. Ainda me lembro da primeira vez que vi um projeto de Zaha Hadid, era 1990 e eu estava na faculdade estudando para um dia me tornar um arquiteto. O projeto foi a Vitra Fire Station e eu estava animado e confuso ao mesmo tempo - honestamente não sabia o que fazer com ela - que não parecia seguir as regras - incluindo a gravidade.

Marion Mahony Griffin (14 de fevereiro, 1871 - 10 de agosto de 1961)



Marion Mahony Griffin foi a primeira funcionária de Frank Lloyd Wright, e se tornou a primeira mulher do mundo a ser oficialmente licenciada como uma arquiteta. Como muitas outras mulheres que foram pioneiras de arquitetura, Marion fez contribuições como empregada de Wright, que foram perdidas na sombra de seus companheiros do sexo masculino. No entanto, Marion contribuiu muito para a carreira de Wright e também para a carreira de seu marido, Walter Burley Griffin.

Gang Jeanne



Gang Jeanne é diretora e fundadora da Gang Architects Studio, uma empresa de arquitetura com 36 pessoas em Chicago, que tem sido reconhecida por sua inovação e pela liderança em design. O trabalho da Sra. Gang representa uma grande variedade de tipologias de construção, de empresas de grande escala, como os 82 andares do Aqua Tower, em Chicago, que reconsidera o edifício alto como uma estrutura de site-specific, à Comunidade SOS Center no South Side de Chicago , que visivelmente se envolve com as propriedades do material distinto de concreto. Em todos os seus projetos, Sra. Gang explora o território criativo de novos materiais, tecnologia e sustentabilidade, e seu trabalho com o pessoal do estúdio já recebeu reconhecimento e prêmios nacionais e internacionais.

Julia Morgan (20 de janeiro de 1872 - 02 de fevereiro de 1957)



Julia Morgan foi a primeira mulher a estudar arquitetura na prestigiada École des Beaux-Arts em Paris, e a primeira mulher a trabalhar como um arquiteto profissional, na Califórnia. Durante sua carreira de 45 anos, Julia Morgan projetou mais de 700 casas, igrejas, edifícios de escritórios, hospitais, lojas e edifícios educacionais, incluindo o famoso castelo de Hearst. Eu tenho um livro gigante sobre o trabalho de Julia Morgan na minha mesa, que é o que finalmente me levou a terminar este post - eu quero saber mais sobre essa pessoa, porque ela fez a arquitetura parecer deslumbrante.

Denise Scott Brown



Ao longo do século passado existiram muitas equipes de marido e mulher. Normalmente os maridos atraíram a fama e a glória, enquanto as mulheres trabalhavam em silêncio (e alguns diriam que, inteligentemente) em segundo plano. No entanto, Denise Scott Brown já havia feito importantes contribuições para o campo do design urbano, quando conheceu e se casou com seu marido, Robert Venturi. Embora ele parecesse mais frequentemente sob os holofotes, suas pesquisas e ensinamentos moldaram a moderna compreensão da relação entre design e sociedade.

Julie Eizenberg



Julie Eizenberg é outro exemplo de um marido bem-sucedido e a mulher na equipe. Formando no Koning Eizenberg Arquitetos (KEA) em 1981, com Hank Koning, Eizenberg e seu parceiro têm reorientado a atenção dos arquitetos sobre o potencial valor e elaboração de projetos socialmente responsáveis, demonstrando a excelência arquitetônica no projeto de orçamento apertado, muitos projetos de habitação económica e prédios comunitários . Em seus edifícios, um é estimulado a descobrir o espaço e arquitetura para si com base em indicadores de composição, as estratégias de paisagem, a sequência espacial e a mudança de escala. O resultado é uma arquitetura inovadora com um tipo raro de humanismo. Eu sempre fui atraído por seu trabalho, porque ao contrário do trabalho de muitos outros, as soluções parecem sempre ser rapidamente resolvidas usando materiais comuns de uma forma inteligente, em vez de depender de tecnologia de ponta e grandes orçamentos. Eu sou um grande fã desta empresa.

Victoria Meyers



Victoria Meyers é um dos sócios fundadores da hanrahanMeyers arquitetos (HMA). Meyers foi a principal designer de uma série de projetos premiados na empresa, que incluem edifícios públicos institucionais, planos diretores urbanos, e premiado projetos residenciais. Para tornarem as coisas ainda melhor, arquitetos da hanrahanMeyers mantém um blog - que na verdade foi o primeiro blog de arquitetura que comecei a ler.


Texto retirado do site www. lifeofanarchitect.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário